Duas fases do monumento da Conceição: a ''morte'' e o "nascimento" (Fonte Tribuna de Indaiá - 3/set/2011 - Caderno B - Pg. 6) |
Era uma vez uma avenida que acabara de ser inaugurada em Indaiatuba, isto lá no fim da década de 80 pelo então prefeito José Carlos Tonin. Surgia ali a Avenida Conceição que na visão de Tonin, vendo a obra atualmente, seria ''quase um pequeno rodoanel da cidade''. Para comemorar este feito, ele encomendou um monumento para o artista plástico José Paulo Ifanger que ficaria na rotatória com a Avenida Bernadino Bonavita, em frente ao famoso ''Telhadão''. Segundo Tonin, Ifanger quis representar naquela obra o progresso que a cidade vivia naquele tempo.
Bem... A cidade cresceu muito desde aquele tempo até hoje. Um crescimento que trouxe muito progresso para Indaiatuba, progresso até demais. Demais, por que a infraestrutura da cidade, sobretudo a viária, por mais que bem planejada que fosse no passado, não suporta mais o crescimento excepcional da frota de veículos. Por isto agora, em sua terceira gestão como prefeito, Reinaldo Nogueira e os especialistas em trânsito da Prefeitura nos deram uma solução para amenizar estes transtornos: transformar as rotatórias da cidade em cruzamentos com semáforos. A primeira alteração foi o cruzamento da Avenida Francisco de Paula Leite com a Ário Barnabé.
Recentemente houve uma segunda intervenção, justamente na rotatória do início deste texto, aquela do monumento. Bem, as palmeiras que enfeitavam seu redor, foram transplantadas para outros lugares, atitude louvável da Prefeitura. Mas o pior aconteceu... Através do perfil no Facebook do vereador Linho (PT) com a confirmação do Tribuna de sábado, fiquei sabendo que o monumento - incorretamente chamado de obelisco - cuja existência eu notara há tempos atrás, foi demolido sem maiores explicações na semana passada.
Dada a repercussão que se gerou nas redes sociais e na imprensa local, a Prefeitura se pronunciou alegando que a retirada se fazia necessária para a continuação das obras naquele trecho. Também disse que consultou a Fundação Pró Memória, que deu o seu aval, chegando a conclusão que a transferência do monumento era custoso, o que era inviável aos cofres públicos. Já o Pró Memória disse que não sabia da retirada do obelisco e muito menos que a obra era de José Paulo Ifanger.
Apesar das respostas, nada apaga este triste acontecimento para o nosso patrimônio histórico.
Boa semana a todos!
Atualização em 16/11/2015: Para resumir o desfecho dessa história, felizmente ela teve um final compensador. Graças a mobilização de ativistas do grupo Indaiatuba Ativa (Facebook), incluindo eu e a própria filha de José Paulo Ifanger, Ana Paula, a Prefeitura se comprometeu a reconstruir o monumento. Após impasse sobre o local de instalação do monumento, decidiu-se construir a réplica na Praça Roque Torce Filho (Praça das Cerejeiras), na Vila Suíça, não muito longe do local onde o original estava instalado. Após alguns atrasos nos prazos estabelecidos inicialmente, a obra foi concluída em novembro de 2012. Ou seja, neste mês, comemoramos 3 anos da reconstrução. Um feito que mostra que a sociedade civil unida em torno de bons ideais pode fazer a diferença. Nosso patrimônio histórico agradece!
Monumento reconstruído na Praça das Cerejeiras - Foto: Prefeitura Municipal de Indaiatuba
|
Mens Wedding Rings Titanium | Tithology
ResponderExcluirCustom design and 라이브스코어 jewelry titanium linear compensator designed to bring you sunscreen with zinc oxide and titanium dioxide beautiful and traditional where is titanium found wedding remmington titanium rings. Watches are made of brass, and the design is gold